7 passos para começar o seu negócio hoje

2016-05-09_7 passos

A ideia de criar o próprio negócio pode provocar apreensão, mas colocá-la em prática pode ser mais simples do que se imagina.

Para ajudar os futuros empreendedores, o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios traduziu uma lista de 7 passos para quem quer começar imediatamente um negócio, publicada no site Inc por John Rampton, empreendedor e investidor americano.

Se você pensa em começar um negócio, não perca tempo! Confira as dicas abaixo e comece hoje mesmo:

  1. Não faça apenas brainstorm. Escreva suas ideias

O mais indicado em um brainstorm é basear-se em informações sobre o público-alvo e que tipo de produtos ou serviços poderia fazer sentidopara melhorar a vida das pessoas, especialmente onde você vive. Antes de uma sessão de brainstorm, uma sugestão é indicar aos participantes para escrever suas ideias e depois promover uma discussão entre todos. Essa técnica encoraja a criatividade e dá a todos a oportunidade de compartilhar seus pensamentos sem a influência dos outros.

  1. Conheça e analise a sua indústria

Depois de chegar a uma ideia de negócio com potencial, será o momento de definir exatamente quem será o cliente do produto ou serviço da empresa. É também a fase de mapear os concorrentes e qual será o investimento necessário para começar. Conversar com pessoas que já atuam no mesmo setor, ler livros especializados, revistas e acessar sites de negócios são atitudes recomendadas.

  1. Faça seu plano de negócios

Um plano de negócios é um documento que normalmente faz uma projeção da empresa para os próximos três a cinco anos e norteia o caminho para chegar aos resultados. O plano deve ter:

– Sumário executivo: com o perfil da empresa e os objetivos a conquistar;

– Descrição da empresa: com um texto sobre o que ela faz e seus diferenciais;

– Análise de mercado: com a pesquisa sobre o setor, o mercado e os concorrentes;

– Organização e gestão: com a estrutura do negócio;

– Serviço ou linha de produto: que explica o que a empresa vende e quais são os benefícios para o cliente;

– Marketing e vendas: com as estratégias para as duas áreas;

– Investimento necessário: com um detalhamento financeiro do que é preciso para lançar a empresa;

– Projeções financeiras: para quem está buscando investimento, é o espaço de detalhar os números e demonstrar quando o negócio será lucrativo.

  1. Tenha tudo em ordem

Fazer o plano de negócios pode tomar alguns dias – ou até semanas –, dependendo da complexidade do documento. Mas é possível determinar as bases do negócio em apenas algumas horas. Não é preciso gastar horas discutindo o nome. É possível mudar isso depois. O mais importante é descobrir onde a empresa será sediada e quais são as necessidades para isso. Saber quais são os pré-requisitos para o funcionamento e se é preciso obter licenças antes também é fundamental logo no início.

  1. Faça tudo legalmente

Começar certo, com a classificação ideal para o negócio e dentro da lei, é importante para dar o primeiro passo com convicção. No Brasil, é possível começar a empresa como microempreendedor individual (MEI), empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli), microempresa, empresa de pequeno porte etc. Cada uma tem suas características próprias e é importante consultar um contador para definir a melhor opção.

  1. É possível recorrer ao capital dos outros

A menos que os fundadores já tenham uma reserva de capital para abrir a empresa, provavelmente será necessário buscar recursos. Tradicionalmente, os negócios recorrem aos amigos e à família, a investidores-anjo, fundos de venture capital e bancos. Mas pensar em outras opções, como microcrédito, empréstimos de programas estatais com taxas de juros menores, crowdfunding e aportes de aceleradoras podem ser alternativas para tirar a ideia do papel e começar a fase de consolidação do negócio.

  1.  Ganhe tração

Construir uma base dos primeiros clientes antes mesmo do negócio estar funcionando pode parecer uma loucura, mas é uma boa forma de ganhar tração quase imediatamente. É possível criar um buzz em torno do lançamento do produto ou serviço alcançando influenciadores e a mídia, lançando uma campanha de vídeos e se preparando para oferecer a melhor experiência aos clientes.

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