Sefaz-MA anuncia continuidade do emissor gratuito de NF-e, mas não descarta soluções de mercado - Blog Nasajon

Sefaz-MA anuncia continuidade do emissor gratuito de NF-e, mas não descarta soluções de mercado

2016-12-26_emissor gratuito SEFAZ-MAEm nota publicada em seu portal no dia 21/12, a poucos dias do fim do emissor gratuito de NF-e da Sefaz-SP, a Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão comunicou que o manterá atualizado. Destacamos alguns pontos do comunicado que merecem mais atenção:

  • As atualizações terão como base apenas as notas técnicas emitidas pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária);
  • Será preciso fazer testes de validação dos diversos comandos e menus do programa;
  • Após a validação, os usuários poderão opinar sobre a operacionalidade do sistema para suas necessidades;
  • A Sefaz-MA sugere que os usuários busquem soluções disponíveis no mercado ou desenvolvam a sua.

Confira abaixo a nota oficial publicada no site da Sefaz-MA

Sefaz-MA atualiza e disponibiliza emissor gratuito de NF-e cedido pela SEFAZ-SP.

O Corpo Técnico de Tecnologia da Informação (COTEC), da Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão, vai dar continuidade ao emissor gratuito de NF-e que foi desenvolvido e atualizado até 31 de dezembro de 2016, pela Secretaria da Fazenda de São Paulo.

A iniciativa da Sefaz-MA atendeu às solicitações de milhares de empresas que ficaram como poucas alternativas de emissores gratuitos de NF-e, após a SEFAZ-SP, que desenvolveu o emissor gratuito da Nota Fiscal Eletrônica (NFE), iniciou o processo de cessação de uso dos programas por ela desenvolvidos e atualizados.

Com a medida da Sefaz-MA, a partir de 01/01/2017, o emissor gratuito da NF-e (versão 3.10.86) será continuado e constantemente atualizado com as notas técnicas que forem emitidas pelo CONFAZ.

Versão de teste

Já está disponível para download, no site da Sefaz-MA, o arquivo do aplicativo de teste para que usuários instalem em seus computadores e façam os testes de validação dos diversos comandos e menus do programa atualizado pelo Estado do Maranhão.

Após a validação, os usuários poderão opinar sobre a operacionalidade do sistema para suas necessidades ou buscar outras soluções disponíveis no mercado ou desenvolvimento próprio.

Clique aqui

A Sefaz também disponibilizou um manual que orienta os contribuintes a adicionarem o Emissor NF-e e CT-e na lista de Exceções de Sites. Essas orientações são necessárias para que o aplicativo seja executado no computador.

Para consulta ao manual, clique e acesse.   

Fonte: Portal SEFAZ do Maranhão

E qual é a solução que a Nasajon Sistemas oferece?

O software Estoque SQL. A solução permite a emissão da NF-e e é a oportunidade de melhorar toda a rotina da sua empresa, muito além desta funcionalidade. Confira abaixo como o Estoque organiza o seu processo de ponta a ponta.

Entenda a diferença entre o Estoque SQL e outros emissores de NFe