Emissor NFe: A visão de um especialista sobre o assunto

nfe (1)

Em um primeiro momento, o emissor criado e atualizado pela Sefaz-SP seria descontinuado. Depois, a Sefaz-MA assumiu a atualização. Por último, a Sefaz-SP firmou parceria com o Sebrae, que dará continuidade ao emissor a partir de julho de 2017. Ufa! Agora todos podem ficar tranquilos, certo? Não exatamente: Ainda restam dúvidas sobre a descontinuidade, a função do emissor e sobre a possibilidade da escolha de “soluções de mercado” , recomendadas pelas próprias Secretarias.

Para responder a esses e mais outros questionamentos, entrevistamos a Consultora de Verificação Funcional da Nasajon Sistemas, Eunice Santos:

1 – Qual a função do emissor?

Trata-se de um programa que, depois de instalado na máquina do contribuinte, permite a emissão de Notas Fiscais eletrônicas para a correspondente Secretaria de Fazenda Estadual, permitindo aos contribuintes realizarem a assinatura com o Certificado Digital. Também permite o gerenciamento das NF-e’s e o cancelamento das mesmas, a impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANF-e) para a circulação das mercadorias e outras funcionalidades acessórias para facilitar a criação da NF-e, tais como os cadastros de clientes, produtos e transportadoras.

2 – Todas as empresas podem aproveitar a continuidade do emissor gratuito?

Antes do comunicado de continuidade emitido pela Sefaz-MA, todas as empresas que exercem uma atividade enquadrada na obrigatoriedade de emissão de NF-e ou do CT-e iniciaram uma corrida para buscar um novo aplicativo. Mas, é hora de repensar essa dependência do emissores gratuitos que norteia as empresas. Como a própria semântica nos esclarece, trata-se de um emissor de documento fiscal e não um gestor de negócios. Com o projeto SPED, ter um sistema de gestão eficiente garante para as empresas, dentre diversas outras vantagens, a qualidade nas informações enviadas ao Fisco.

3 – Quais os benefícios de ter um software para emissão de notas fiscais?

Um software pode automatizar e tornar todo o processo mais fácil e ágil, pois ele mesmo busca, armazena e administra as notas, através de rastreamento na SEFAZ. Além disso, um bom emissor pode garantir a segurança dos arquivos  por um longo período, sem o transtorno de se preocupar com espaço para armazená-los e ainda apoiar na reimportação e escrituração. É preciso pensar além da emissão do documento fiscal. Quem o faz, sabe de todo controle necessário para que os efeitos da operação de emissão de um documento aconteça de forma plena (controle do estoque, escrituração fiscal, geração de guias, previsão de pagamentos, contabilização do documento etc).

4- Existem emissores gratuitos oferecidos por grandes marcas. Eles podem ser a solução?

Podem, mas assim como o emissor gratuito da Sefaz e futuramente o da Sebrae, eles também têm suas limitações. A maioria das marcas usa a versão gratuita como um chamariz para atrair clientes para a versão paga. Alguns emissores gratuitos têm limite de emissão; não armazenam as notas pelos 5 anos determinados pela legislação; não permitem acessos simultâneos; e não têm perfil tributário. Enfim, para escolher a melhor solução para o seu negócio é preciso estudar a fundo as opções para não cair numa fria. Quanto mais limitado o serviço, mais trabalho manual e possibilidade de erros ele agrega à rotina dos negócios. Sabemos que não existe almoço grátis!

E qual é a solução que a Nasajon Sistemas oferece?

O software Estoque SQL. A solução permite a emissão da NF-e e é a oportunidade de melhorar toda a rotina de uma empresa, muito além da emissão de notas fiscais. Confira abaixo como o Estoque organiza o processo de ponta a ponta:

  • Controle de entrada de notas através de um monitoramento automatizado da SEFAZ;
  • Uma vez programado, os itens da nota fiscal de entrada são automaticamente inseridos no estoque;
  • A nota fiscal de saída é automaticamente preenchida com os dados do estoque;
  • A saída de uma nota atualiza o controle de Estoque.

Entenda a diferença entre o Estoque SQL e outros emissores de NFe

tabela-fim-do-emissor-gratuito-2

Clique aqui e saiba mais sobre o Estoque SQL ou peça uma demonstração grátis.