5 dicas para atingir o sucesso reprogramando a sua mente

5 dicas para atingir seus objetivos reprogramando sua mente

Você sabia que mudar pequenos hábitos pode te ajudar a conquistar seus objetivos com mais facilidade? Para fazer isso, você precisa “reprogramar” o seu cérebro, tendo novos hábitos. O Coach em Psicologia Positiva, Lucas Scudeler Gomes, listou 5 dicas da PNL que vão te levar mais longe!

Mas o que é PNL?

A sigla é a abreviação do termo “Programação Neurolinguística”, cuja metodologia sugere que “tudo o que pensamos e falamos programa nossa mente inconsciente”. A PNL é uma ferramenta que pode ajudar muito, quando bem utilizada.

Confira abaixo 5 dicas para reprogramar e programar sua mente inconsciente de maneira para conquistar objetivos com maior facilidade:

1 – Corte todos os palavrões e palavras negativas do seu vocabulário

Quando nos acostumamos com um vocabulário negativo, o fracasso, o desânimo, a miséria, a intolerância, nos são normais! Normal no sentido de estar na normalidade e na conformidade do cotidiano diário. Isso é um ácido corrosivo para nossos sonhos mais elevados. Por isso, elimine palavrões e palavras como: “mas”, “não”, “nunca”, “não consigo”, “não mereço”, por exemplo. Se identificar outras palavras e termos negativos, corte-os na hora e crie uma intenção de não mais repeti-los.

Nossa mente inconsciente funciona por programação, e programações mentais são construídas por repetição. Quanto mais repetimos algo, mais aquilo se torna verdadeiro para nós. Se repetimos termos negativos, para nossa mente inconsciente eles se tornam verdadeiros, mudando, portanto, a maneira como o inconsciente gerencia nosso corpo, processos endócrinos, sentimento de bem-estar e até a maneira como percebemos o mundo, entre uma infinidade de outros processos que a mente inconsciente comanda.

2 – Evite hipóteses

Os “e se…” abrem espaço para a dúvida e criamos um padrão de derrapar e patinar na vida. As hipóteses só são permitidas em um momento de deliberação consciente e planejamento de possibilidades. Em qualquer outra ocasião são programações negativas que atrasam nossa vida. É como viver os dias com o freio de mão puxado. O aprendizado acontece no erro, então escolha uma opção e parta para a ação, mesmo que erre. Evite hipóteses a todo custo.

3 – Diminua superlativos

As pessoas que usam os superlativos em excesso – como “importantíssimo, certíssimo, péssimo” – querem passar um senso de domínio e confiança sobre os assuntos da vida maior do que o que realmente têm. Isso vem de uma profunda insegurança com relação aos assuntos e, por isso, tentam buscar fora o que falta dentro de si: afirmação e confirmação. Quando diminuímos/cortamos os superlativos, abrimos espaço para perceber as situações de maneira mais realista. E isso faz com que sejamos mais precisos, aumentando a nossa produtividade.

4 – Aprenda a arte da gentileza

No longo prazo, as reais pessoas de sucesso dominam a arte de se comunicar com os outros, visto que o sucesso é algo compartilhado e não solitário. A gentileza abre portas improváveis ao longo da vida porque conecta na essência os seres humanos, e não apenas na personalidade e no papel que a persona/ego está exercendo naquele determinado momento.

5 – Crie uma intenção para cada dia

Do momento que abrir seus olhos pela manhã até, no máximo, a hora que se olha no espelho do banheiro, crie uma intenção clara de como quer que seu dia seja hoje. Depois, emita esse comando para você mesmo. Olhe no fundo dos seus olhos no espelho e, em silêncio, diga, por exemplo: “Hoje você vai se divertir”, “Hoje você vai dar o seu melhor”, “Hoje você vai prosperar”. A ideia é que este comando sempre seja emitido de forma positiva e construtiva, evitando palavras negativas! Evite falar, por exemplo: “Hoje você não vai sentir dor” ou “Hoje você não vai engordar”. O comando é sempre o que você quer que aconteça, e não o que você não quer que aconteça.

Fonte: Personare