3 tendências em que o mercado de Varejo deve focar

Tendências do segmento de Varejo

Todo segmento tem tendências e inovações que são implementadas para atender melhor os consumidores, utilizando as novas tecnologias em desenvolvimento.

No mercado de varejo, um dos que lida com o consumidor diretamente, os próximos anos prometem ser de novidades.

Confira abaixo 3 pontos que devem ser destaques:

Mobile

Segundo o estudo Análise do E-commerce no Mundo, 44% das compras no varejo já vêm dos dispositivos móveis, alternando cliques no celular e no computador principalmente, mas também em outros dispositivos. Uma das estratégias a serem implementadas é utilizar o cross-device, que une os dados de comportamento do usuário para traçar um perfil único.

Nos próximos anos, os sites e aplicativos das grandes lojas devem estar ainda mais desenvolvidos para atender à demanda do mobile, com foco na usabilidade e no entendimento do comportamento do consumidor.

Inteligência Artificial

Uma das principais aplicações da Inteligência Artificial no Varejo é o uso de robôs para atender chats tanto online quanto por voz. Quanto mais sofisticada e desenvolvida estiver essa tecnologia, menos perceberemos que estamos falando com um robô.

Não é apenas em chats que essa tecnologia é usada. Por exemplo, a Sephora, uma grande varejista de maquiagens, diz quais os produtos mais indicados com base em uma foto do rosto de uma pessoa. Por outro lado, ao dizer para a North Face o roteiro de uma viagem, a marca especializada em roupas de frio dirá quais jaquetas levar na mala.

A tendência é que essa tecnologia se desenvolva cada vez mais para levar um bom atendimento, mas que também seja aplicada de diversas maneiras a partir do objetivo do negócio.

Comportamento dos Consumidores

Entender o que o consumidor quer e por que estão interessados no seu produto são grandes questões para diversos segmentos. No caso dos varejistas, é possível entender mais essas perguntas por meio do comportamento do consumidor no seu site e nos dados do CRM, o Sistema de Relacionamento com o Cliente, em que é possível coletar informações e analisá-las.

Com o desenvolvimento da tecnologia, principalmente da Inteligência Artificial, a tendência é aplicá-la nas lojas físicas para também colher dados, já que os especialistas acreditam que esse ainda é o meio preferido dos clientes para compras, mas não gera tantos dados e também ajudará a controlar os estoques.

Módulo CRM da Nasajon Sistemas

Quantas novidades, não é mesmo?

Espero que tenha conseguido se inspirar para levar novidades ao seu negócio.

Até a próxima!