Business Intelligence: como melhorar a performance da sua empresa? - Blog Nasajon

Business Intelligence: como melhorar a performance da sua empresa?

BI: como melhorar a performance da sua empresa?

Empresas produzem cada vez mais dados em um único dia.  São informações sobre vendas, entrada e saída de valores, projetos, clientes e muito mais. Imagine se esses dados fossem qualificados e analisados para produzir uma base confiável que auxilie na tomada de decisão inteligente para o negócio? É isso que faz o BI!

O que é o BI?

A tecnologia Business Intelligence, ou em português, Inteligência de Negócios, capta informações brutas, com o objetivo de organizar, analisar, compartilhar e monitorar os dados para torná-los qualificados para o uso das empresas.

Normalmente, um BI está acoplado ao sistema de gestão e, por isso, utiliza as informações brutas que estão nele para permitir uma interpretação mais rápida de um grande volume de dados.

BI - Business Intelligence: como melhorar a performance da sua empresa?

Como um BI beneficia a sua empresa?

Sem o BI, as informações armazenadas pela empresa não são organizadas e, por isso, dificilmente serão utilizadas como base para uma pesquisa, por ser de difícil análise.

Com a base de dados analisada e organizada por meio do BI, torna-se muito mais fácil entender o que as suas informações querem dizer. Ou seja, não é preciso analisar os dados por horas. É possível selecionar quais informações você quer e em qual período para gerar relatórios e gráficos personalizados.

Como implantar um BI na sua empresa?

Diversos sistemas de gestão já contam com o BI integrado para facilitar a análise dos dados. Se você ainda não dispõe dessa funcionalidade, verifique com o seu fornecedor ou então busque um software específico de BI.

Antes de tudo, é necessário entender o que você irá utilizar da ferramenta para então pesquisar aquelas que atenderão às suas necessidades.

Além disso, aqui está uma lista importante de características de um bom BI:

  • Legibilidade e clareza das informações;
  • Diversidade de formatos de gráficos;
  • Ordenação de dados e filtros em tela;
  • Possibilidade de consultar diversas formas de cálculo.

E aí, que investir num sistema de gestão com inteligência de mercado e melhorar os resultados da sua empresa?

Até a próxima!