15 de Agosto - Dia da Informática - Blog Nasajon

15 de Agosto – Dia da Informática

2016-08-12_Dia da InformáticaHoje é comemorado o dia da informática e a Nasajon não podia deixar de fazer uma homenagem para esse dia tão importante.

A informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas e nas empresas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e todos acompanhamos o desenvolvimento das novas tecnologias, já que a informática veio para inovar e facilitar a nossa vida.

Já imaginou a sua vida sem a informática? Pois é, a informática revolucionou o mundo e como um fator essencial para qualquer empresa, trouxe muitos avanços, benefícios e facilidades para as pessoas, principalmente, com a Tecnologia da Informação (TI). Mas tudo começou em 1946, no dia 15 de agosto, ocorreu uma invenção que até hoje influencia gerações.

Sabe qual é a invenção? Ficou curioso?

Foi o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer), o primeiro computador digital eletrônico, criado pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, um avanço para a tecnologia. O ENIAC possuía o tamanho de um prédio com diversos componentes e pesava milhares de quilos.

Quer saber mais curiosidades? A Techtudo relembrou a história da evolução do computador. Apesar do PC estar no nosso cotidiano, a sua existência é recente. Veja abaixo!

  • O início de tudo

Enquanto Alan Turing é conhecido por seu pioneirismo na ciência da computação ou da programação em si, foi o engenheiro mecânico Charles Babbage, que inventou o primeiro equipamento considerado um computador mecânico, ainda no século XIX.

  • Anos 1940 – Primeira geração

A chamada “Primeira Geração” é marcada por computadores a válvula, tendo o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer) como seu principal representante para alguns estudiosos. Ele foi criado em 1946, durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, por John Eckert e John Mauchley. Trata-se do primeiro computador digital eletrônico programável de uso geral.

  • Anos 1950 – Transistores

A “Segunda Geração” dos computadores surgiu na década de 1950 e teve como marca a chegada dos transistores. Com a nova tecnologia, finalmente o computador idealizado por Alan Turing poderia ser construído e comercializado – o destaque foi o Univac 1101, um equipamento de 12 metros de comprimento e 6,1 metros de largura que usava 2.700 tubos a vácuo para seus circuitos lógicos.

  • Anos 1960 – Microprocessadores

Algo como a “Era de Ouro” dos computadores, a década de 1960 trouxe para o mercado os primeiros microprocessadores. A lista começa com o DEC PDP-1, precursor da “Terceira Geração”, e passa pelo CDC 6600, o mais rápido da época e três vezes mais veloz do que o Strech, da IBM – ele conseguia realizar mais de 3 milhões de instruções por segundo. Foi em 1965 que o computador finalmente saiu das grandes salas e se tornou portátil.

Para falar de informática, não podemos esquecer de citar o cinema. Vale lembrar que foi em 1985 que surgiu o primeiro personagem totalmente digital criado para um filme, o longa “O enigma da pirâmide” – Fica a dica! – que apesar de ter apenas 10 segundos de duração, foi indicado ao Oscar.