Por que investir em um ERP na nuvem? - Blog Nasajon

Por que investir em um ERP na nuvem?

ERP na nuvem: quais são as vantagens?

A decisão de investir em um ERP requer estratégia. Às vezes, demanda semanas de contato com fornecedores para encontrar um software que tenha os recursos necessários para a sua empresa e ainda é preciso encaixar esse investimento no orçamento. Nessa questão, a possibilidade do seu ERP ser nuvem colabora. E muito!

Qual das opções você acha que vai ser melhor para a sua empresa? Neste artigo, você vai conhecer as vantagens de ter um ERP na nuvem!

ERP na Nuvem - Servidor Nuvem

Infraestrutura não é um problema

Com um ERP na nuvem, os dados estão hospedados em um servidor online, e o sistema pode ser acessado pela internet, por meio de um navegador padrão, 24 horas por dia. Não é necessário instalar o software no servidor da própria empresa ou ter um profissional de TI disponível para checar o funcionamento e os back-ups do sistema.

Investimento mais acessível

Com a redução dos investimentos em infraestrutura, o ERP na nuvem se torna muito mais atrativo para diversas empresas. No entanto, o valor pago mensalmente pelo software depende de cada fornecedor e dos fatores que são envolvidos na precificação, entre eles estão: licença de uso, número de usuários que vão acessar o sistema, hospedagem na nuvem, implantação, treinamento, suporte, personalização, entre outros.

Nem todos os fatores serão usados, mas cada ERP será precificado de acordo os processos dos fornecedores. Mesmo assim, geralmente o custo para manter um ERP na Nuvem é menor.

Segurança dos dados

Muitas empresas ainda se preocupam com a segurança dos seus dados ao utilizar um software na nuvem. No entanto, hoje em dia os investimentos em cloud computing são conhecidos como os mais seguros, já que as empresas responsáveis pela hospedagem têm milhares de servidores ligados 24 horas por dia, equipes focadas na manutenção e cuidado desses equipamentos,  além de controles rígidos de segurança e acesso de usuários.

Normalmente, os ERPs na nuvem são hospedados em servidores parceiros das fabricantes do software, portanto, na hora de escolher o seu fornecedor de ERP na nuvem é importante avaliar o servidor que será utilizado.

E aí, entendeu as vantagens de um sistema ERP na nuvem?

Espero que essas informações ajudem você a tomar decisões sobre qual software investir! 🙂

Até a próxima.