ERP Nasajon ganha nível máximo em avaliação de qualidade de software - Blog Nasajon

ERP Nasajon ganha nível máximo em avaliação de qualidade de software

Para encerrar 2018 com chave de ouro, a Nasajon Sistemas teve o seu ERP reconhecido por seu nível máximo de qualidade. Receber a certificação QPS é importante para atestar o comprometimento da equipe da Nasajon com a qualidade  de seus produtos.

Gestores que investem em software integrado de gestão para suas empresas, conhecido pela sigla ERP, podem se deparar com momentos de decisão de troca do sistema. Por isso, é preciso estar atento aos produtos de qualidade atestada por instituições renomadas para assegurar um investimento seguro e eficiente. É exatamente isso que preza o modelo QPS.

Quer saber mais sobre a certificação QPS conquistada pela Nasajon? Confira a matéria a seguir, que foi publicada no Portal Exame.

ERP: universidades lançam modelo para avaliação de produto de software

Ocupante da 9ª posição no ranking mundial de investimentos em TI, o mercado brasileiro conta com mais de 300 diferentes marcas de ERP e esse amplo leque de opções dá vida a um desafio: como escolher o melhor produto? Agora, empresários podem contar com o modelo QPS, que avalia a qualidade de produtos de software, criado pela COPPE-UFRJ, UNIRIO e PUC-PR.

Com base na premissa de que a qualidade de um produto de software deve ser vista de forma ampla, o modelo de Qualidade de Produto de Software, QPS, leva em consideração diversas normas de avaliação, observando aspectos como a gestão do produto, suas características de qualidade, como são realizadas as manutenções e o atendimento ao cliente. O resultado do nível de qualidade pode ser classificado como ouro, prata ou bronze.

Para a professora e coordenadora da equipe responsável pelo QPS, Ana Regina Rocha, o modelo é útil tanto para produtos já disponíveis no mercado, quanto para novos que estão sendo lançados, e o diferencial está na forma independente de avaliação e na consideração de aspectos que influenciam na segurança e atestam a qualidade do produto. “Ao contrário de modelos como o CMMI e o MPS-BR, o modelo QPS  tem como objetivo avaliar produtos de software e, por isso, engloba uma análise do software e do serviço, dispensando a aplicação das duas avaliações separadas”, explica Ana Regina.

Desde o seu lançamento, o QPS avaliou quatro produtos de software, mas nem todos receberam o nível máximo (ouro) que, para ser merecido, depende da total adequação e qualidade em todos os aspectos avaliados. O ERP Nasajon teve um dos seus produtos de software avaliado como nível ouro pelo modelo QPS e a empresa considera a conquista um efeito natural da sua metodologia de trabalho, que preza pela qualidade e confiança dos produtos de software.

“Unimos a nossa área de atendimento ao cliente à de desenvolvimento para dar mais fluidez à manutenção do nosso ERP.  A proposta era otimizar o processo e a certificação ratifica essa estratégia como um grande acerto. Agora, vamos ampliar esse escopo para os demais produtos”, explica o diretor de desenvolvimento da Nasajon Sistemas, José Formiga.

A coordenadora da equipe responsável pelo Modelo, Ana Regina Rocha, destacou o comprometimento da empresa com a qualidade dos seus processos e produtos. “A melhoria contínua é uma meta organizacional e pode-se notar o envolvimento até da Diretoria”, explicou ela, que reforça que a avaliação é criteriosa e busca dar confiança ao cliente que vai escolher e adquirir um produto de software.

Para disseminar a notícia, a matéria foi publicada por diversos veículos de comunicação consolidados no campo online. Confira abaixo alguns deles: