Como evitar o erro humano e garantir maior produtividade? - Blog Nasajon

Como evitar o erro humano e garantir maior produtividade?

Em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário estabelecer estratégias para se destacar. Entre elas, ter um bom planejamento, promover ações internas de engajamento, melhorar o clima organizacional — afinal, colaboradores mais satisfeitos tendem a ser mais produtivos —, promover campanhas de marketing e estar atento às novidades de seu mercado de atuação são bases estratégicas em qualquer segmento.

No entanto, somente essas ações não são suficientes, apesar de contribuírem para o crescimento de sua organização. Os erros humanos, mesmo aqueles que, em princípio, não oferecem riscos ao fluxo de tarefas da sua empresa, podem ser significativamente prejudiciais para os processos.

Como consequência, podem ocorrer fraudes, prejuízos financeiros, entre outros desvios. Elaboramos este post para que você conheça as ações mais efetivas para mitigar os erros humanos. Siga conosco e boa leitura!

Automatize processos

A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Ela otimiza o tempo dos colaboradores, auxilia no gerenciamento de processos, além de oferecer dados que contribuem para a tomada de decisões estratégicas e para auxiliar no planejamento do negócio. Ela também pode ser uma aliada para evitar erros humanos.

Hoje, algumas pessoas ainda têm a visão de que as novas ferramentas vieram para substituir a atuação dos colaboradores. No entanto, elas são apenas complementos que tornaram os funcionários mais produtivos e integrados aos processos da empresa.

Vamos imaginar a seguinte situação: é necessário atualizar constantemente informações que precisam da integração de setores para que elas sejam configuradas de maneira correta.

Caso esse procedimento seja manual, há chances de os dados serem imputados de forma equivocada, promovendo um efeito em cadeia: se a tomada de decisões necessitar diretamente das informações apresentadas, o erro será repassado.

Ao automatizar processos por meio de sistemas, não há o risco de desencontro de informações, uma vez que haverá a integração de setores. Isso minimizará falhas humanas e fará com que o negócio tenha mais chances de alcançar os objetivos previstos no planejamento estratégico.

Invista em treinamentos

Investir na capacitação dos funcionários contribui expressivamente para que haja a redução de erros humanos em sua organização. Ao entender todo o processo do negócio, além de dominar os fluxos de tarefas e compreender de maneira simples a resolução de problemas, o próprio colaborador poderá tomar a frente de situações para evitar danos para a empresa.

Treinamentos corporativos ainda trazem diversos outros benefícios. Eles vão estimular a criatividade e a inovação, pois os funcionários desenvolverão as suas habilidades para aplicá-las nas tarefas cotidianas.

A capacitação contribui ainda para a retenção de talentos, uma vez que os profissionais se sentirão motivados e valorizados pelo negócio. A diminuição da taxa de turnover, por sua vez, reduz as despesas com contratações e processos seletivos, que podem ocasionar um déficit na lucratividade do negócio.

Por fim, manter os colaboradores motivados aumentará a produtividade. Afinal, funcionários que se sentem valorizados para aplicarem as suas ideias, certamente, produzirão com mais empenho e contribuirão com o sucesso da organização.

Monitore os dados e as informações

Monitorar constantemente os dados e as informações de sua empresa torna-se necessário para que as decisões não sejam tomadas a de forma aleatória. E, manualmente, essa pode ser uma tarefa complicada.

E neste ponto se reitera a necessidade de automatizar os processos, pois as ferramentas oferecerem relatórios que permitem à equipe analisar as principais entraves nos setores e aplicar ações visando à melhoria.

Promova ações para melhorar o clima organizacional

É essencial que os funcionários estejam satisfeitos com o ambiente de trabalho. Ao se sentirem valorizados, com certeza, terão mais atenção em suas demandas, além de contribuírem para melhorias em todos os processos. Dessa forma, é preciso estabelecer estratégias buscando um bom clima organizacional.

Comece pensando em ações que forneçam um ambiente de trabalho leve no qual os profissionais sintam-se bem. Faça pesquisas para entender como é o dia a dia dos setores e quais podem ser as ações para melhorar determinados entraves. Muitas vezes, a equipe de gestores pode nem ter a verdadeira noção sobre alguns problemas enfrentados pelos colaboradores. Com esse conhecimento adquirido, serão traçadas ações localizadas para sanar os pontos destacados.

Por fim, estabeleça metas viáveis. Além de aumentar a pressão, que contribui para os erros humanos, metas impossíveis podem desmotivar funcionários por não conseguirem atender às expectativas esperadas.

O seu ritmo de trabalho, consequentemente, vai diminuir e a sua atenção na rotina exercida também. Metas desafiantes, mas viáveis, por outro lado, vão engajar o colaborador e torná-lo apto a executar as suas tarefas da melhor maneira.

Crie e aplique programas de conscientização

Um funcionário só vai trabalhar de maneira a reduzir os erros humanos se ele entender as consequências que a sua atitude terá para a empresa. Com isso em mente, promova programas de conscientização para que ele exerça as suas tarefas evitando qualquer tipo de erro, mesmo aqueles que pareçam mais simples.

Do contrário, de nada adianta você aplicar todas as estratégias apresentadas se ele não tiver a real dimensão dodo tamanho do seu trabalho. É necessário que todos os funcionários entendam o quanto o seu papel é fundamental na empresa, independentemente do cargo ocupado.

Incentive a elaboração de checklist, explique sobre procedimentos padronizados e adote medidas disciplinares.

Dê aos colaboradores uma visão mais holística a respeito da empresa, seus processos e os impactos de decisões ou ações tomadas sem a merecida atenção.

Assim, além de entender sobre a importância do seu papel dentro da organização, ele vai ter um controle maior sobre as tarefas e buscará ao máximo reduzir erros.

Neste post, você pôde entender um pouco mais sobre como evitar erros humanos em uma empresa. Conforme percebido, a automatização de processos é ideal, principalmente, para auxiliar nas tomadas de decisão dos mais diversos setores — contábil, comercial, Recursos Humanos etc.

Tendo isso em vista, é preciso que o seu negócio estabeleça a cultura de sempre otimizar o fluxo de informações, além de compreender que a tecnologia pode ser uma importante aliada para evitar erro humano nas tarefas cotidianas.

O que achou deste conteúdo? Para que o seu grupo de amigos e contatos também tenha acesso a essas informações, compartilhe em suas redes sociais! Afinal, conhecimento nunca é demais.