Reconhecimento facial: Nasajon inova no registro de ponto - Blog Nasajon

Reconhecimento facial e geolocalização inovam marcação de ponto no ERP Nasajon

Imagine a seguinte situação: sua empresa está crescendo e você está investindo em um sistema para marcação de ponto remoto para seus colaboradores, já que alguns deles atuam fora do espaço físico da empresa e precisam ter acesso a esse recurso.

Porém, como garantir que a marcação de ponto de cada colaborador seja realmente feita por ele mesmo e nos locais onde ele deve atuar?

Para atender essa demanda e proporcionar mais segurança às empresas que utilizam o ERP Nasajon, a Nasajon Sistemas lançou uma nova funcionalidade, integrada ao sistema, que utiliza o reconhecimento facial e a geolocalização para ampliar ainda mais assertividade do processo de marcação de ponto.

Descubra como essa tecnologia funciona, conferindo a última matéria sobre o assunto, publicada no portal Crypto ID:

Nasajon Sistemas integra reconhecimento facial ao seu ERP

Lançada no ERP Summit em abril, a tecnologia integrada ao ERP promete difundir o uso de reconhecimento facial para marcação de ponto de funcionários com garantia de segurança e facilidade de uso.

Disponível na Play Store, o aplicativo para celulares é integrado ao sistema de marcação de pontos do ERP Nasajon e registra também a localização do usuário por meio de GPS.

A solução digital conta com a tecnologia de inteligência artificial da Amazon, a Amazon Rekognition Image, que garante a confiança na assertividade da identificação e na comparação entre a imagem cadastrada no banco de dados do ERP Nasajon e a captura de imagem feita no momento da marcação do ponto. Com o recurso de comparação de faces, a verificação de similaridade é feita em tempo real.

Para o registro da localização, entra em cena o tradicional GPS, que garante o registro da local até em dispositivos sem conexão com a internet, com um diferencial: a desenvolvedora trabalha na prevenção de fraudes, preparando seu software para identificar os conhecidos “GPS Fake” que geram localizações falsas.

Na Prática

Com duas interfaces, uma exclusiva para marcação via dispositivos móveis e outra para administração da ferramenta, a marcação de ponto pode ter seu raio de localização parametrizado.

Com isso, além de registrar via GPS a localização, é possível bloquear a marcação de ponto fora de uma área pré-determinada ou, ainda, registrar a marcação e demandar aprovação posterior.

Para que o reconhecimento facial funcione, o sistema compara a foto da “selfie” com a cadastrada no sistema de folha de pagamento da Nasajon.

É possível parametrizar o sistema para registro só quando o reconhecimento é feito com sucesso ou registrar a marcação incompatível para análise.

A Integração

Autointitulado o ERP com a melhor retaguarda contábil e fiscal do mercado, o software da Nasajon Sistemas integra diferentes processos e evita o retrabalho.

Os parâmetros de escala registrados no sistema que processa a folha de pagamento é o mesmo que dita as regras da marcação do ponto. As faltas e atrasos registrados no aplicativo são lançados de forma automática na folha de pagamento, em tempo real.

Fonte: Crypto ID